segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Niemeyer e Aleijadinho.

Esse domingo fui fazer uma prova na Barra Funda, não posso deixar de comentar a beleza do Memorial da América Latina, na minha concepção, obra arquitetônica que continua chocando ainda hoje por suas curvas einsteinianas, e corbusianas, se assim podemos chamar.
Nisso o Brasil é foda, com a capacidade intelectual em potencial e em quantidade, de artistas, arquitetos, escritores, atores e assim por diante, continuamos a diária desvalorização da cultura nacional.
Oscar Niemeyer é considerado um dos maiores arquitetos do século XX e da atualidade desse começo do XXI, tendo espaços projetados no mundo inteiro, todo Europa, América, inclusive no Oriente Médio....
O que me deixou intrigado é a forma como são tratadas essa obras de arte do patrimônio público.
Não só os projetos do Oscar, mas vejam os jardins projetados do Burle Marx, os prédios do período colonial e assim por diante.
Nós temos coisas das mais importantes nesse país em termos de cultura. Nosso escultor Aleijadinho é considerado da importânica do Berrini em seu período barroco. O Villa Lobos consta em qualquer coletânia de música erudita do mundo. A diferença entre os franceses e os brasileiros é além do banho, que eles conservam, conservam e aclamam como sendo os melhores...eles guardam e protejem a cultura deles...
Nós infelizmente somos muito mais novos, ainda não fazemos isso. Talvez quando tudo estiver destruído pensaremos se não deveríamos ter cultivado nossa história.

Nenhum comentário: